segunda-feira, 14 de março de 2011

Patê de Ovas de Ouriço Negro

A intimidade que tenho com ouriços marinhos vem de longa data. Desde que comecei a mergulhar com 8 anos de idade. Faz 40 anos! Lembro que quando ganhei minha primeira roupa de mergulho eu tinha a mania de catar ouriços na praia de Itaguaçu, colocava em uma canoa e despejava em outro local. Era somente por diversão. A primeira vez que eu soube que o equinoderme era comestível foi em um acampamento na Ilha do Arvoredo. Faz mais de 30 anos. Eu, meu pai, meu irmão, tio Afonso Corrêa e filhos estavamos passando alguns dias acampados e em um rancho no porto norte daquela ilha encontrei 2 japoneses. Um eu conhecia, pois ele era meu professor de carate e judo e chamado Sogo. O outro era um mergulhador que tirava ouriços, os abria para extrair as ovas e as secava ao sol. Depois levava para São Paulo e as vendia. Entre 20 e 30 anos eu vivia com ouriços espetados no corpo. Mãos, cotovelos, joelhos e cabeça eram cheios de espinhos devido a pesca de lagostas e garoupas. Em quase todas as pescarias eu espetava as "agulhas negras". Hoje apresento a receita de patê de ouriço. Acho que a receita foi inventada por mim, pois não encontro referência na internet ou em livros.

Foto: Renata Sehn
PATÊ DE OVAS DE OURIÇO NEGRO

 
INGREDIENTES
Ovas de 1 ouriço;
1 colher (sobremesa) de manteiga;
1 colher (chá) de cebola bem picada;
2 colheres (sopa) de creme de leite;
Salsinha picada a gosto;
Sal a gosto.
MODO DE PREPARO
Colocar a manteiga e a cebola em uma frigideira e levar ao fogo. Quando a cebola começar a dourar, acrescente as ovas e mexa sem parar. Após 3 minutos juntar o creme de leite e manter por mais 1 minuto. Salgar a gosto e misturar um pouco de salsa picada. Levar ao refrigerador para gelar. Servir o patê no interior da carapaça do ouriço. Guarnecer com torradas.


6 comentários:

  1. Bela história, belo registro e belas cores e combina comque vinho será,amigo?
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. SIM, ACHO QUE TU ÉS O INVENTOR SUBLIBE POIS NEM EU!''PATENTEIA''HAHAHA...

    ResponderExcluir
  3. Penso que os vinhos para acompanhar o patê são: Champanhe, Chardonnay ou um vinho verde novo. sds.

    ResponderExcluir
  4. Huuuuum
    Que delícia este post!!!

    Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    alexandre.horta@seloreserva.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Narbal, acompanhava tuas receitas no programa do beto, do Box e ficava encantada com a simplicidade no cozinhar.
    Parabéns, e a partir de agora estou acompanhando, farei em breve uma visita ao Brunidores.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Mandas bem para caramba. Simplesmente alucinante
    aquele abraço

    ResponderExcluir