quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Paella Marinera

Paella ou Paeja? Tanto a pronúncia quanto a origem do nome são controversos. Para a pronúncia pode-se dizer o fundamental. Os castelhanos da America do Sul pronunciam "paeja" conservando a escrita paella. Na Europa dificilmente voce perceberá o "j" na fonética do prato. Para os argentinos quando há o encontro de "LL", pronuncia-se "J". A origem do nome é mais complicada. Existem 2 teorias:
1. Paella vem do latim "Patella", bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra;
2."Paella" surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria "Para Ellas" dando origem ao nome.
A origem do prato é mais conclusiva. A Paella é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raizes na comunidade de Valência - daí que em Portugal seja comummente conhecido como Arroz à Valenciana.
Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.
Pode-se dizer que a Paella é um prato dos homens da montanha. Com a difusão do prato, começaram a acrescentar frutos do mar. Assim nasceu a Paella Marinera e esta é a receita de hoje.
Tenho a missão de fazer 2 paellas nos próximos 15 dias. Vou atender 300 pessoas. Trabalho muito prazeiroso.
A minha amada amiga Fernanda Nunes pediu a receita de paella a algum tempo. Ontem entrei no meu banco e a Margarete fez o mesmo pedido. É a elas que dedico a receita de hoje.

Foto: Narbal
Nome do Prato: Paella Marinera
INGREDIENTES
3 xícaras de arroz;
1,5 l de água do cozimento de cabeças de camarão e espinhas de garoupa ou outro peixe;
200 g de camarões descascados e levemente salgados;
100 g de mexilhões descascados;
100 g de lulas cortadas em anéis;
100 g de polvo amaciado;
50 g de berbigão (vôngole);
1 xícara de pimentões coloridos cortados em cubos de 4 mm;
2 colheres (sopa) de cebola picada;
1 colher (sobremesa) de alho;
1 xícara de azeite;
300 g de vagem cortadas em pedaços de 5 cm;
1 colher (sopa) de sal;
1 colher (sobremesa) de pimenta do reino;
1 envelope de tempero pronto para paella (pode-se usar açafrão europeu ou cúrcuma);
2 colheres (sopa) de salsa picada;
Decoração: 6 camarões grandes grelhados, mexilhões em meia concha, triângulos de pimentões coloridos sem pele, salsa picada e pistilos de açafrão.
MODO DE PREPARO
Em uma “paeleira” ou frigideira funda coloque metade do óleo e refogue a cebola, alho e pimentões. Após 3 minutos acrescente os camarões e lulas. Quando os camarões trocarem de cor, retire-os com a lula da panela. Mantenha os temperos refogados e adicione o arroz e o tempero para paella. Frite ligeiramente o arroz e adicione a água, vagem, sal e pimenta. Quando a água secar até aparecer os primeiros furinhos na superfície, coloque os mexilhões, lulas, polvo, berbigão, camarões e a salsa. Mexa o arroz que deve ter uma boa quantidade de água. Na superfície distribua os ingredientes de decoração. Cozinhe até quase a água secar. Neste ponto retire do fogo e cubra a paella com papel alumínio. Mantenha por 5 minutos. Após este tempo, retire o papel alumínio, regue a superfície com o óleo restante e sirva.

8 comentários:

  1. Oi Narbal, lembra de mim, a Paula prima da val!!!
    Adorei o Blog e já sou seguidora
    Bjus e super sucesso na vida e no seu espaço!
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Eu não quero ler essa porra, eu quero é comer.

    ResponderExcluir
  3. Dá pra quantas pessoas esta receita?

    ResponderExcluir
  4. NARBAL.Tás de parabéns.O blog tá alucinante, fiquei impressionado ,fui com o PATÊ de ova de OURIÇO, deve ser gostoso,eu faço é SUSHI,com a ova dele.
    Um abração

    ResponderExcluir
  5. OLA NARBAL, FIZ SUA RECEITA E FICOU MUITO BOM PARABENS PELO BLOG....

    ResponderExcluir