segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que é haddock?

Certa vez sustentei a definição de haddock como um processo de defumação. Eu não estava certo, porém não estava totalmente errado. Na verdade o haddock é um peixe (Melanogrammus aeglefinus) que no Brasil é comercializado defumado. Por que eu defendia a minha posição? Li um artigo que definia a origem do haddock como um acidente. Aplicam para a conservação um processo semalhante ao da salga do bacalhau. Foi na escócia que em um dos galpões de salga houve um incêndio. Os peixes salgados foram acidentalmente defumados no incêndio originaram a maravilhosa iguaria que chega ao Brasil com o nome de haddock. Atualmente importam do Chile, mas não é o original. No Chile o processo é elaborado com outro peixe. O importante é que temos acesso a esta maravilha. A receita de hoje é muito simples porque não precisa quase nada para preparar um prato com sabor especial.



Foto: Clovis Medeiros

Nome: Haddock com Alcaparras
INGREDIENTES
400 g de haddock;
1 litro de leite;
200 g de manteiga clarificada (ver receita abaixo);
2 colheres (sopa) de alcaparras.
MODO DE PREPARO
Corte o peixe em 4 porções e coloque de molho. Para haddock europeu deixar 24 h no leite. Os chilenos, que tem menos sal, necessitam apenas de 3 h. Após a demolha, untar os filés com metade da manteiga e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 12 minutos. Enquanto o peixe assa, faça um molho com o restante da manteiga e as alcaparras. Quando o peixe estiver assado, regue com o molho e sirva com arroz e salada verde.

Nome: Manteiga Clarificada

INGREDIENTE
Manteiga.
MODO DE PREPARO
Levar a manteiga em banho Maria por 40 minutos à temperatura máxima de 60°C e retirando sempre a espuma que se forma na superfície. Ao fim do tempo, escorrer a manteiga até aparecer o soro do fundo da panela. Para grelhados e assados utilizamos a manteiga clarificada, pois ela eleva o ponto de queima da gordura. O soro é utilizado em sopas e cremes. A espuma da superfície deve ser descartada pois são resíduos.

11 comentários:

  1. Saiba que sou tua fã/Bela Foto!
    NádiaJung

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahã sei........

      Excluir
    2. Obrigado Mundus Vinus. Teu comentário me estimula a continuar escrevendo. Breve Novidades...

      Excluir
  2. Comprei Haddock hoje procurava uma receita fácil e saborosa.Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Show! quero fazer um hadoc no meu níver e um creme de acompanhamento.

    ResponderExcluir
  4. Você conhece o Peixe Panga? Tem sido uma polêmica!(Ver comentários no Agrolink), dizem que esse peixe vem do Vietnã e tem até quem tenha citado que encontrou vermes quando feito exames em laboratórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem. O nome é Panga. Encontrei no link abaixo uma análise sobre a polêmica. Vale a pena ler...
      http://www.e-farsas.com/peixe-panga-perigo-para-saude-verdadeiro-ou-falso.html

      Excluir
    2. Eu já provei o Panga e é muito saboroso, acho que tem alto índice de gordura. Depois li sobre a polêmica sobre vermes. Fiz um trabalho para a empresa Leardine que é importadora deste peixe e questionei alguns colaboradores daquela empresa sobre o polêmico peixe. Me falaram que o local de onde o peixe é retirado é completamente limpo. Na verdade temos peixes no nosso litoral que tambem apresentam parasitas. É o caso da corvina capturado nos meses de setembro a março, coincidentemente os mêses que tem a letra "r" na grafia e mêses de aguas mais quentes. No nordeste alguns pescadores dizem não gostar de garoupas porque tem "bicho" na carne. Só para contribuir...

      Excluir
  5. Eu encontro muito esse peixe em super-mercados, mas, depois que li na internet a procedência do mesmo -rio mekong, nunca conprei. Se vem da China provavelmente não deve ser bom, por que tudo que vem da China é descartável e dizem que nem os chineses consomem esse peixe. Não se se é verdade. Mas, na dúvida e pela procedência, prefiro comer os nossos e os chilenos.
    Osmario M. Ribas

    ResponderExcluir
  6. Gostei da explicação do hadoque !!!
    Bons sabores pra vc!
    Lila Barsotti

    ResponderExcluir