domingo, 31 de outubro de 2010

Crepe ou Panqueca? de Espinafre Recheada com Ovas de Peixe

Apesar de alguns autores insistirem em ver diferenças entre crepe e panquecas, discordo integralmente desta distinção. Afirmam que o crepe tem uma massa mais fina. É balela! O que existem são diferentes receitas de massas. Pode-se dizer que as panquecas americanas são mais grossas e as francesas mais finas. É bom observar que a tradução de "pancakes" (inglês) é "crêpes" (francês). Preciso argumentar mais? Controvérsias a parte, melhor degustar a receita de hoje: Panquecas Recheadas com Ovas de Peixe. Esta receita é uma criação do Dr. Paulo Konder Bornhausen, fundador do Clube dos Gourmets de Florianópolis e um dos responsáveis pela evolução da gastronomia da ilha nos últimos 20 anos. Devemos muito ao PKB! A receita que apresento é uma variação da original. O amigo PKB a fez com ovas de tainha. Hoje sugiro que façam com ovas de robalo ou dourado marinho, pela sazonalidade. Diferente da original, na minha receita eu coloco espinafre na massa da panqueca, nata fresca e cúrcuma no recheio. Como hoje vamos escolher o novo presidente do Brasil, a prato de hoje é verde e amarelo.



Foto: Fernando Mansur




PANQUECA DE ESPINAFRE RECHEADA COM OVAS DE PEIXE

Nome: Massa de Panqueca Verde
INGREDIENTES
1 ovo;
1 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de leite;
5 folhas de espinafre;
1 colher (sobremesa) de manteiga derretida;
1 colher (chá) de açúcar;
1 colher (chá) de sal;
Manteiga para fritar as panquecas.
MODO DE PREPARO
Bata No liquidificador os sete primeiros ingredientes. Descanse a mistura na geladeira por 30 minutos. Após a massa descansar, unte uma frigideira antiaderente com manteiga e leve ao fogo. Quando a manteiga estiver quente, coloque 1 concha da massa e cozinhe todos os lados.


Nome: Recheio e Finalização
INGREDIENTES
300 g de ovas de robalo ou dourado marinho;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (chá) de sal;
100 g de nata fresca ou creme de leite;
1 colher (café) de cúrcuma (açafrão da terra);
1 colher (sobremesa) de manjericão.
MODO DE PREPARO
Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente as ovas. Após 3 minutos, mexendo sem parar, adicione os ingredientes restantes. Cozinhe até que o recheio reduza e alcance a consistência de patê. Recheie as panquecas e sirva.

4 comentários:

  1. RECOMENDO ESSA RECEITA É MARAVILHOSA!!!! PARABÉNS PELO BLOG !!! OBRIGADO PELO CARINHO E CITAÇÃO FEITA AO MEU PAI PKB!!!!
    BEIJO
    PATRICIA FARIAS

    ResponderExcluir
  2. VOCE É MUITO GENEROSO PARA COM ESSE SEU VELHO AMIGO . AGRADEÇO AS LISONJEIRAS REFERENCIAS PARTINDO DE UM DOS MELHORES E TALENTOSOS CHEFES CATARINENSES

    ABRAÇO PKB

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, tenho uma dúvida em relação a preparação das ovas de robalo, se as limpo antes e como ou não precisa e é só acrescentar na preparação...?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Hideki,
    Retire as ovas da pelicula que as reveste. O resultado será de um creme. Bom Apetite!

    ResponderExcluir