sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Arroz com Garoupa

Ontem estive em outro planeta. Não, eu ainda não enlouqueci. Simplesmente fui praticar pesca submarina com amigos. Quem mergulha sabe. Mergulhar é como visitar um planeta. Criaturas inesistentes fora d'água e um conjunto de sons só comparado aquele que ouvi a muitos anos no meio da selva amazônica. É maravilhoso ouvir a biodiversidade se manifestando em um ambiente aonde o ser humano é só um coadjuvante. Voltando a pesca de ontem. Saímos da casa de um amigo na Lagoa da Conceição. Fomos a um parcel (laje submersa) localizado nas imediações da praia da Joaquina. Em menos de 15 minutos eu já trazia à superfície um belo exemplar de garoupa, pesando aproximadamente 20 quilos. Foi uma jornada muito produtiva. Todos capturamos peixes e aproveitamos para coletar mariscos (mexilhões) e ouriços negros. Cheguei em casa, limpei a garoupa e não consegui resistir. Moqueca de garoupa, mexilhões no vapor e arroz com garoupa. Considerando que já postei a receita de moqueca, hoje deixo a de Arroz de Garoupa. É muito prática e deliciosa.

Primeiro Belo Exemplar da Temporada
Rochinha, Narbal e Fernando
Foto: Marcio Mendonça

Foto: Narbal
Prato: Arroz com Garoupa

INGREDIENTES
200 g de arroz parbolizado;
600 ml da água morna do cozimento da cabeça da garoupa (basta cozinhar cabeça, espinhas e aparas de garoupa em água. Coar a água e reservar);
2 colheres (sopa) de cebola bem picada;
1 colher (sopa) de pimentões coloridos bem picados;
1 colher (café) de açafrão da terra;
1 colher (chá) de pimenta dedo de moça bem picada;
1 colher (sopa de manjericão picado;
1 colher (chá) de sal;
3 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sobremesa) de alho;
Carne de garoupa cozida retirada da cabeça.
MODO DE PREPARO
Colocar o azeite, cebola, alho, pimentão e a pimenta para refogar. Após 4 minutos, acrescente o arroz e o açafrão e cozinhe nos temperos por 3 minutos.  Adicione os ingredientes restantes e termine o cozimento do arroz e sirva.

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO mergulho, acredito que seja outro planeta e pela foto e o aparente esforço do amigo em erguer o peixe, devia pesar o que diz.
    vou ficar atento ao arroz, sou fissurado em arroz tbem, quem sabe o henrique ou o dantas qualquer hora o fazem e eu provo. abraços elson filho. salve o dia treze. ha promessa,caso consiga, da visita do cidadao CHEF AYRTON OLIVEIRA FILHO, vosso amigo e leitor assíduo. elson filho.

    ResponderExcluir
  2. Ola, estou acompanhando seu blog a algum tempo, tb moro em Florianopolis e achei muito legal tudo isso q voce fez neste prato... da pescaria ao prato principal. Eu trabalho na area de tecnologia mas oq realmente eu faço e adoro de coraçao eh cozinhar... cozinho para meus amigos e eh simplesmente muito recompensador pra mim. Infelizmente nao tenho coragem de mergulhar para pegar um peixe de 20kg como o fizesse pq penso q realmente estamos no mundo deles e quem manda no mundo deles nao somos nos.. entao tenho medo. Mas em cima do barco eu pesco sem medo. Mais uma vez parabens pelo otimo blog q tens e sucesso na sua carreira.

    Abraço...

    Fabiano Machado

    FaceBook: toptrade2523@hotmail.com

    Se quiser acompanhar meu facebook me sentiria honrado... Coloco alguns dos meus pratos lah tb.

    Obrigado e mais uma vez parabens.

    ResponderExcluir