quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Petisco Diferente - Patinhas de Camarões Fritas

SOBRE CAMARÕES
De acordo com estudos arqueológicos, crustáceos são consumidos desde a pré-história. Os habitantes da Grécia e Roma antigas tinham acesso e aproveitaram a grande variedade de camarões originários dessas regiões. Apicius, considerado o autor do primeiro livro de receitas (De Re Coquinaria), criou várias receitas do crustáceo e publicou em sua obra. No Brasil, o consumo desse fruto do mar foi identificado desde o descobrimento desse território, pelos portugueses e espanhóis.  Potiguaras era o termo tupi–guarani que identificava os indígenas que habitavam o litoral que hoje compreendem os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. A tradução para potiguaras é “comedores de camarões”.  Hoje a corruptela “potiguar” (plural: potiguares) identifica os nascidos ou residentes do Rio Grande do Norte. Estatísticas apontam Santa Catarina como o estado mais piscoso do País.  A pesca do camarão contribui significativamente para esses dados.  Basicamente são consumidos e comercializados camarões provenientes do mar, lagoas e tanques de cultivo (carcinicultura). Camarões de água doce são capturados em pequena escala.



Patinhas Fritas de Camarões
Vou apresentar hoje um petisco que criei inspirado em uma entrada que provei na casa do publicitário catarinense Wilfredo Gomes. Foi em um almoço oferecido para o sociólogo Dominico de Masi. O cozinheiro pegou algumas patas de camarões, temperou, e grelhou, servindo com uma redução de balsâmico.
Achei a idéia fantástica e alterei para transformar na receita abaixo. Faço sempre para clientes e amigos e alguns dizem que as patinhas de camarões fritas são melhores do que os camarões. Aproveitem!



Foto: Alemão Bayer

Nome: Patinhas de Camarões Fritas

INGREDIENTES
Patinhas de camarões (ver como extrair nas fotos abaixo);
Alho bem picados;
Manjericão bem picados;
Pimenta dedo de moça ou do reino picados;
Sal;
Farinha de trigo;
Óleo para fritar.
MODO DE PREPARO
Temperar as patinhas com alho, manjericão, sal e pimenta. Empanar com farinha de trigo e fritar em óleo quente. Quando estiverem douradas, retire do óleo e coloque sobre papel absorvente. Sirva com limão.


Camarões - Aproveitamento Total
Foto: Alemão Bayer e Pedro Troncoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário