terça-feira, 26 de outubro de 2010

Filé Chácara Rios

Ontem fui conhecer o locar aonde vou cozinhar no próximo mês. Trata-se de um evento com amigos contemporâneos da época do colégio. Faz tempo... O local escolhido foi uma pequena fazenda denominada Chácara Rios. A quinta é de propriedade da família de um dos nossos colegas, chamado Elson F°. O Elson é muito detalhista e no caminho falamos sobre assuntos diversos. Um dos assuntos foi sobre o alambique, produtor de excelente cachaça, que está localizado na frente da chácara. Como ele já tinha me avisado, me adiantei levando 2 garrafas para serem preenchidas com o líquido precioso. Chegamos no referido local e examinei as instalações. Perfeita para o evento. Enquanto eu conversava com Elson e o irmão Cristiano, vi passar um colaborador do local chupando jabuticaba e carregando uma sacola cheia delas. Perguntei para o Elson se eram jabuticabas e ele imediatamente sequestrou as maravilhosas frutas dando-me de presente. Fiquei constrangido, mas ele insistiu dizendo que o rapaz conhecia as fontes e poderia repor o estoque para o consumo pessoal. Agradeci. Acho esta fruta mágica. No retorno passamos no alambique. Foi uma aula! O construtor de engenhos e produtor de cachaça chama-se João Cunha. Ele é um gênio. Poderia ser professor do curso de engenharia estrutural de qualquer universidade do mundo. Me mostrou todo o funcionamento do alambique e o processo de fabricação da bebida. Como não poderia deixar de ser, provei todas as cachaças do local. Em honra da degustação, dormi a tarde toda. Para marcar o dia onde pude afinar minha amizade com o Elson e ter conhecido o novo amigo João Cunha, criei um prato em homenagem a Chácara Rios: Filé Recheado com Gorgonzola e Espinafre em Crosta de Castanha de Cajú, Flambado com Cachaça João Cunha, Sobre Cama de Purê de Batata Doce e Molho de Jabuticaba.

Fotos: Elson Jr.

Foto: Narbal

Filé Chácara Rios
Preparo do Bife
INGREDIENTES
1 bife de filé;
6 folhas de espinafre;
30 g de queijo gorgonzola;
1 clara;
Castanhas de caju quebradas em pedaços pequenos;
4 colheres (sopa) de cachaça;
Sal;
Pimenta do reino moída na hora;
3 colheres (sopa) de óleo.
MODO DE PREPARO
Tempere o bife com sal e pimenta. Cubra a carne com o espinafre e o queijo. Enrole e passe na clara. Empane com a castanha e frite no óleo por todos os lados. No final flambe com a cachaça e leve ao forno por 10 minutos.

Molho de Jabuticaba
INGREDIENTES
100 g de jabuticabas;
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
2 colheres (sopa) de açúcar;
½ copo de vinho tinto;
100 ml de molho demi-glace (comprar pronto ou fazer. Tem receita no link: http://narbalcorrea.blogspot.com/2010/10/para-nao-dizer-que-nao-falei-das-carnes.html);
Sal;
Pimenta do reino moída na hora.
MODO DE PREPARO
Colocar as jabuticabas, vinagre e o açúcar e cozinhar por 4 minutos. Retirar do fogo e bater rapidamente no liquidificador para não quebrar as sementes. Coar e levar novamente ao fogo com o demi-glace. Após 4 minutos, acrescentar a manteiga, pimenta e salgar.

Purê de Batata Doce
INGREDIENTES
1 batata doce média cozida e amassada;
1 colher (sopa) de queijo parmesão;
1 colher (café) de açafrão da terra;
1 colher (sopa) de manteiga;
½ copo de leite;
1 pitada de noz moscada ralada;
Sal.
MODO DE PREPARO
Leve uma caçarola ao fogo com todos os ingredientes e cozinhe até obter uma consistência firme.

Montagem
INGREDIENTES
Nata (creme de leite);
1 ramo de salsa.
MODO DE MONTAGEM
Coloque o molho no fundo de um prato. No centro do molho faça uma cama com o purê e disponha o bife em cima. Guarneça o filé com o ramo de salsa. Para fazer os detalhes do molho, basta fazer riscos com uma manga de confeiteiro recheada com nata e riscar com um palito de dentes.

Um comentário:

  1. FILÉ CHACARA RIOS.
    NARBAL, EU AGRADEÇO EM NOME DO SEU JOÃO CUNHA,me viu crescer, do PAULO PEDREIRO que pegou as jabuticabas,da minha MAE ELIANE T. ELIAS RIOS, que idealizou e fez daquele local, mais um para educar seus filhos. TENHO A DIZER AOS DEMAIS, que ontem exercitei e aprendi mais sobre HUMILDADE. PARABÉNS NARBAL és o cara. ef

    ResponderExcluir