quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Moqueca Catarinense


Foto: Alemão Bayer e Pedro Troncoso

COMO APRENDI O QUE BATIZEI DE MOQUECA CATARINENSE

Sempre fui viciado em pesca sub. Abandonei 4 cursos superiores por causa deste vício. Um dia meu amigo e companheiro de pescarias Clovis Mosterio (já falecido) me chamou para irmos visitar o Paulinho Guinle no restaurante Martim Pescador. Chegando lá fomos direto à cozinha para trocar idéias com o grande mestre de pesca e fogão. Ele estava preparando uma moqueca. Fiquei observando os procedimentos e guardei para reproduzi-los em casa. A única diferença é que achei que o tempero quebrado que ele utilizava no peixe era pimenta do reino e anos mais tarde descobri que eram gãos partidos de sementes de coentro. Até hoje utilizo a receita como reproduzi da primeira vez. Ensino o modo de preparo nos meus cursos, treinamentos e a amigos. O famoso "Chef" e Amigo Fedoca aprendeu comigo, porém a fórmula da moqueca que ele comercializa hoje é um pouco diferente. Somente no Restaurante Fedoca by Cuca, em Coqueiros, a receita permanece original.
Batizei de Moqueca Catarinenense para não ter que entrar em discussão com os capixabas, baianos, pernambucanos e outros nordestinos. Cada qual reivindica o nome e a receita da região como a original.
A Moqueca Catarinense defino como a cópia da cópia seguida de corruptelas.
Apresento receita e passo a passo abaixo.

Nome: Moqueca de Peixe

INGREDIENTES
300 gr. de filé alto ou posta de peixe;
20 ml. de azeite de dendê;
200 ml. de leite de coco;
20 ml. de água;
½ cebola média cortada em rodelas de 5 mm;
1 tomate médio cortado em rodelas de 5 mm;
½ pimentão pequeno cortado em rodelas de 5 mm;
2 gr. de sal;
1 gr. de pimenta do reino;
Salsinha picada.



MODO DE PREPARO
Temperar os filés com o sal e a pimenta. Na panela colocar os ingredientes na seguinte ordem: azeite, peixe, cebola, tomate, pimentão, leite de coco e água. Levar ao fogo. Ao levantar fervura mexer com uma colher no fundo da moqueca para certificar que o peixe esta solto Quando os vegetais estiverem cozidos, polvilhar com salsinha e servir. Observação: Caso queira colocar camarões ou outros frutos do mar, faça-o(s) quando o caldo começar a ferver.
GUARNIÇÃO
Arroz e farofa de dendê.


Nome: Farofa de Dendê

INGREDIENTES
1 kg de farinha de mandioca (FF ou Tupã)
150 ml de “azeite” de dendê
Sal



MODO DE PREPARO
Adicione aos poucos “azeite” de dendê na farinha e mexa bem até que a farofa adquira a cor de açafrão. Salgar e servir.  Pode ser aquecida em microondas ou fogão.


Foto: Alemão Bayer e Pedro Troncoso

3 comentários:

  1. Conheço esta receita desde o início no Fedoca de coqueiros e já utilizei muitas e muitas vezes em vários lugares do Brasil, sendo sempre a sensação nos eventos!!!
    Parabéns e muito obrigado pela receita amigo Narbal.

    ResponderExcluir
  2. Primo, fiz hoje... Sucesso absoluto!!! Vais no brindar com uma receita de camarão tão fácil quanto essa moqueca? Espetacular! Parabéns:) bj, Karina.

    ResponderExcluir
  3. Ola, fiz a moqueca no domingo,
    vou repassar essa receita e o seu blog a moqueca ficou marvilhosa
    Muito obrigada
    Cris

    ResponderExcluir