quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O que aprendi sobre polvos

Levei muitos anos para aprender a amaciar a carne de polvos. Comi polvos duros por mais de 20 anos. Mas não desisti! Na Itália me disseram para colocar uma rolha na água do cozimento; na Grecia que deveria secar o octópode ao sol; os espanhóis pregavam que colocar uma batata era a solução; no Brasil o procedimento era mais cruel, surrar o polvo era o segredo para deixar polvos macios. Persegui insistentemente a fórmula, que considero perfeita, de amaciamento de polvos. Vou revelar abaixo, porém antes farei as considerações importantes para o conhecimento de profissionais e amadores. Os tópicos abaixo foram observados por minha pessoa. Não tem comprovação científica por ser de conhecimento empírico.

Observações:

1. Polvos do sul do Brasil apresentam ovação a partir do mês de setembro;
2. A desova ocorre em janeiro;
3. Os polvos que tem maior aproveitamento devem ter mais de 1,5 kg;
4. Antes de cozinhar, o polvo deve ser congelado por um período mínimo de 5 dias;
5. Polvos capturados pela pesca industrial não necessitam ser congelados antes do cozimento;
6. O polvo acima de 1,5 kg rende 30% do peso original após o cozimento;
7. Ao adquirir polvos, compre sempre os que apresentarem coloração entre o branco, amarelo e marrom. Quando o polvo apresentar coloração purpura ou roxa descarte. Já estão em processo de putrefação;
8. Polvos não tem tentáculos. Tem 8 braços que apresentam ventosas. Lulas tem 8 braços e 2 tentáculos;

RECEITA PARA AMACIAR POLVOS

Lave bem os polvos, retirando bem a areia depositada dentro das ventosas. Coloque o polvo em uma panela com água fervendo e fogo alto. Marque 50 minutos. Este é o tempo de cozimento. Após este tempo, desligue o fogo e deixe esfriar por 20 minutos. Retire da panela. O polvo estará muito macio e pode ser aplicado na receita desejada.

Fotos: Alemão Bayer e Pedro Troncoso

CÁCULO DE APROVEITAMENTO DE POLVOS
PESO “IN NATURA”
LIMPO EVISCERADO
RESULTADO
% APROVEITAMENTO
11,5 K
10,3 K
4,7 K
40 %

Considerações Importantes
O beneficiamento foi realizado com polvos pequenos (média de 500 g/peça) e capturados no sul do Brasil, no mês de setembro. Nos meses de novembro, dezembro e início de janeiro eles estão com ovas e o rendimento é menor.

2 comentários:

  1. Parabéns pela receita ! Ficou muito boa a consistência !

    ResponderExcluir
  2. Poderia ser na panela de pressão em menos tempo?
    Depois de cozido e amaciado, poderia ser congelado novamente com um pouco da água de fervura para ser preparado dias depois? No caso penso no tempo de preparo em um restaurante. Quando pedido um polvo grelhado por exemplo, era só descongelar e grelhar o que diminuiria o tempo de espera do cliente.

    ResponderExcluir