quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Polvo Colorido

O polvo Paul morreu essa semana. O "adivinhão"  ficou famoso por suas previsões 100% certas para os jogos da Alemanha e da fase final do campeonato mundial de futebol na Africa do Sul. Para que ele seja lembrado no meu blog, dedico esta receita ao molusco.

Foto: Clovis Medeiros
Nome: Polvo Colorido

INGREDIENTES
300 g de polvo amaciado (ver receita abaixo) cortado em pedaços de 2 cm;
3 dentes de alho picados;
Tiras de pimentões coloridos;
10 folhas de manjericão picadas;
10 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de sal;
1 pimenta dedo de moça sem sementes e cortada em tiras finas;
Pão francês cortado em pedaços.
MODO DE PREPARO
Aqueça uma frigideira e coloque 5 colheres (sopa) de azeite, alho, pimenta e pimentões. Após 3 minutos acrescente o polvo. Mantenha por mais 2 minutos e complete com manjericão e o sal. Regar com o óleo restante e servir com pão.



Nome: Cozimento de Polvo (amaciamento)

INGREDIENTES
Polvo inteiro, eviscerado e bem limpo;
Água fervendo suficiente para cobrir o polvo.
MODO DE PREPARO
Coloque o polvo na água fervendo e mantenha por 50 minutos. Após o tempo, desligue o fogo e aguarde 10 minutos para tirar o polvo.

3 comentários:

  1. Parabéns Narbal, será que a esta hora o PAUL está duro ou amciado e mole?? mas pretendo começar dia 13 o habito de comer polvos, provei rapidamente em algum prato do qual fazia parte, mas nao tenho este hábito, certa vez fui enganado por minha mae, sabendo da minha frescura alimentar, me disse filho,num lindo visual em uma casa construida sobre as pedras entre a DANIELLA E O FORTE, filho na varanda deixei um prato de sopa de camarao, havia arroz, temperos etc..., tomei e repeti varios, ainda tinha forma atletica e queimava muitas calorias, DEPOIS ELA ME DISSE: a sopa de TATUIRAS estava boa??? bá que delicia, espero ser assim com o polvo. grato elson filho

    ResponderExcluir
  2. Um pouco injusta essa receita na semana em que o polvo Paul se foi. (rsrsrs)
    A receita para ser ótima, acho que vou testar qualquer dia.

    ResponderExcluir
  3. Nardal:

    Sou um dos paulistas que frequenta essa terra a mais de 30 anos. EStive com Katia e Claudino em um jantar realizado por você neste inicio de ano. MARAVILHOSO CARA!!! Como gosto de cozinhar, gostaria de saber se voce pode fornecer a receita do paté de ouriço servido naquela noite.
    Pedro Saldanha
    email:sardine@terra.com.br

    ResponderExcluir