segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Variando com Ostras

Ostras são mágicas. Não tem meio termo. Ou voce gosta ou não. Porém este radicalismo pode mudar se entendermos que ostras tem sabores e texturas diferentes. Se voce provar uma ostra do Ivan Taffarel (Praia do Sonho) ela terá um sabor. O cultivo dele esta localizado em uma baia aberta nas proximidades do extremo sul da ilha de Florianópolis. Na praia de Sambaqui o sabor da ostra é totalmente diferente. Segundo o meu amigo Guilherme Rupp, o que define o sabor dos moluscos são as condições do ambiente aonde crescem. As variações são diversas. Desde salinidade até ovação. É complexo, mas o que eu mais me atrai é experimentar e tentar descobrir o que esta acontecendo com a ostra. Na minha opinião é como o caviar. Tem que ser comido acompanhado de uma boa bebida. Acho que o ideal é um bom champanhe, espumante, vinho branco ou até rosé.

Existem referências históricas sobre comercialização de ostras entre os naturais da ilha de Florianópolis e os navegadores europeus do século XVI. É o caso da Relación de lo recibido y pagado por Enrique Montes en la isla de Santa Catalina que é um manuscrito de 1527 que se encontra no Arquivo Geral das Índias de Sevilha, Espanha. É um dos primeiros registros das transações comerciais mantidas entre europeus e indígenas na costa sul-americana. O texto está publicado na obra Expedição e Crônicas das Origens - Santa Catarina na Era dos Descobrimentos Geográficos do historiador Amílcar D'avila de Mello. Enrique Montes registrou:
"Também dei, por 26 cargas de ostras, 2 tesouras, 24 punções e 24 anzóis".
No século XVIII há um registro que é motivo de orgulho para os Florianopolitanos. Transcrevo abaixo:
“Um espanhol nos trouxe um dia algumas centenas de ostras: que eram muito maiores que as ostras brancas de Saintonge; suas cascas tinham pelo menos 5 polegadas de diâmetro. Não se comem mais gordas e melhores em França. Era um verdadeiro creme fresco, pelo gosto e brancura. Fizemos todo o possível para contratar o espanhol e descobrirmos, então, o lugar onde as pegava, mas todos os nossos cuidados foram inúteis pois ele guardou seu segredo, como se fosse interesse do governador.” - PERNETTY, Antoine Joseph – Florianópolis, Novembro de 1763
Texto estraído da obra "Ilha de Santa Catarina; Relatos de viajantes estrangeiros nos séculos XVIII e XIX"; compilado por Paulo Berger. Florianópolis, Assembléia Legislativa, Assessoria Cultural, 1979, página 101.A obra original se chama "Histoire d'un Voyage aux isle Malouines; Pernetty, Antoine Joseph; 1763 & 1764.
Então é isto... Ofereço abaixo uma receita para quem quer aprender a comer ostras.



Foto: Clovis Medeiros

Ostras do Bom Pescador
INGREDIENTES
18 ostras abertas cruas, cortadas ao meio e mantidas em uma peneira até ser utilizada na preparação;
200 g de nata;
1 colher (sobremesa) de cebola bem picada;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (café) de sal;
12 conchas de ostras (somente a parte côncava);
Massa básica de empadão (ver receita abaixo);
2 gemas batidas;
1 limão.
MODO DE PREPARO
Em uma panela ou frigideira derreta a manteiga e frite a cebola até ficar transparente. Coloque as ostras e cozinhe por 2 minutos. Acrescente a nata, sal, salsinha e mantenha por mais 2 minutos. Leve à geladeira por 30 minutos. Quando a preparação estiver fria, recheie cada concha com 3 pedaços de ostras e complete com o molho. Após preencher todas as ostras, estique a massa de empadão entre 2 plásticos e tampe as ostras com esta. Pincele a massa com a gema e asse até que estejam douradas. Sirva com limão devidamente cortado.

Massa Básica de Empadão
INGREDIENTES
1 kg de farinha de trigo;
400 g de margarina;
1 ovo;
1 colher (café) de sal.
MODO DE PREPARO
Misturar todos os ingredientes até formar uma massa lisa e que descole dos dedos.


3 comentários:

  1. Este Blog esta sendo uma tortura para mim!! Ou eu compro uma passagem hoje mesmo sem escala para Floripa ou eu aprendo de uma vez por todas a cozinhar que nem Narbal Correa! ahaahahaha
    Falei com a Vic hj, querida!
    Saudades

    ResponderExcluir
  2. Boa Narbal! Estou passando uns dias em Sevilha. Ontem, por mera curiosidade, tive em mãos o original da preciosa Relación de Henrique Montes.
    Parabéns pelo blog. Vamos ter que degustar umas ostras dessas, para que não fiquem sendo só ".com"
    Abraço!
    Amílcar

    ResponderExcluir
  3. Ostras do Pateta...
    Realmente, a criação do Ivan inspira...
    Como disse Hemingway:
    "Quando provei as ostras,...perdi aquele sentimento de vazio, passei a sentir-me feliz e comecei a fazer planos”.

    Abraço pra ti, Narbal.
    Patrícia Hartmann

    ResponderExcluir