terça-feira, 26 de outubro de 2010

Veggie Pasta

Se eu perguntar qual a origem do macarrão na Europa, provavelmente muitos dirão que é oriundo da China e chegou, mais precisamente em Veneza, pelas mãos de Marco Polo. Infelizmente esta é a história contada com toda segurança nos lugares-comuns, aonde pouco importam os documentos que a contradizem. Na verdade documentos apontam a difusão das massas na Europa para o sul da Itália, região conhecida como Mezzogiorno. Possivelmente foram inventadas massas em outros países, como os kluskis poloneses ou os kolduni lituanos-tártaros, procedentes do Oriente por via terrestre.
Hoje estou passando uma receita de massa leve e refrescante: Pappardelle à Italiana.

Foto: Narbal

Nome: Pappardelle à Italiana

INGREDIENTES
300 g de pappardelle ou talharim;
6 colheres (sopa) de azeite;
6 mini-tomates italianos cortados ao meio;
50 g de caperberries (alcaparrão) ou alcaparras;
4 dentes de alho cortados em fatias de 4 mm;
Manjericão picado a gosto;
1 pimenta dedo de moça s/ sementes e cortada em tiras;
Sal;
Queijo parmesão de boa procedência;
3 litros de água;
MODO DE PREPARO
Coloque a massa para cozinhar em água fervente com sal. Não coloque óleo na água. Esta idéia é falácia da indústria alimentícia. Enquanto a massa cozinha leve uma frigideira ao fogo com azeite e alho. Quando o alho começar a dourar, acrescente os tomates, alcaparrão e a pimenta. Após 3 minutos, complete com o manjericão e salgue. Incorpore a preparação com a massa cozida, salpique com queijo ralado na hora e sirva.

2 comentários:

  1. Super fácil essa hein!! Alguam sugestão de substituição ao alcaparrão [ou alcaparra]? Não sou muito fã dela.. Abs!! Karina

    ResponderExcluir
  2. Karina, Se não gostas de alcaparras, não coloque. Aspargos verdes combinam, mas cozinhe-os antes. abs.

    ResponderExcluir